voltar

Allianz Capítulo Perfeito

Allianz Capítulo Perfeito

Público elegeu 12 dos 16 surfistas que vão competir nos poderosos tubos da Nazaré

Terminou no passado sábado a votação para eleger os surfistas que vão participar na quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que vai juntar alguns dos melhores tube riders (surfistas especialistas em tubos) nacionais e internacionais num dia de ondas perfeitas na Praia do Norte, na Nazaré.

A votação, que abrangeu 100 países e 1336 cidades, decorreu no site oficial do evento entre os dias 11 e 16 de janeiro e serviu para apurar, de acordo com as preferências dos fãs, os atletas que vão participar nesta competição especial de tubos, que irá realizar-se no melhor dia de ondas entre 17 de janeiro e 17 de março. Elegendo 12 dos 16 finalistas, o público foi desafiado a votar em duas categorias, Surfistas Nacionais e Surfistas Internacionais, selecionando seis (de entre 12) nomes em cada uma delas.

Assim, na categoria de Surfistas Nacionais, os nomes mais votados foram, por ordem, Nic von Rupp, Tiago Pires, João Guedes, Francisco Alves, Miguel Blanco e Alex Botelho.

Já na categoria de Surfistas Internacionais, os eleitos foram o havaiano Bruce Irons, o brasileiro Pedro Vianna “Scooby”, o peruano Miguel Tudela, o uruguaio Marco Giorgi e os norte-americanos Damien Hogbood e Bobby Martinez.

Quem também garantiu acesso à competição foram Ruben Gonzalez e Koa Rothman, a quem a organização optou por atribuir os convites de resgate, reservados a dois dos surfistas (um por categoria) não apurados pelo público. O português e o havaiano mereceram a preferência unânime da organização e Comissão de Notáveis (grupo de peritos convocado para colaborar na escolha dos candidatos), completando a lista de wildcards (convidados) composta pelo vencedor da edição anterior, o brasileiro Bruno Santos, e o surfista local nomeado pelo município da Nazaré, Bruno Grilo.

 

O período de espera para a realização da prova inicia-se hoje e estende-se até 17 de março, podendo realizar-se em qualquer dia com apenas 72 horas de aviso, sendo apenas necessário que se verifiquem as previsões (meteorológicas e de ondulação) ideais para a concretização do evento em ondas épicas na famosa praia da Nazaré.

Em caso de impossibilidade de participar na prova – por indisponibilidade, lesão ou impedimento de outra natureza –, os surfistas eleitos deverão declarar desistência e ceder o seu lugar aos atletas que se encontram nas posições subsequentes no ranking da votação, por ordem de preferências do público (número de votos).

Com um prize money total de 20.000 euros, a maior premiação já atribuída numa competição nacional de surf em formato single event, a prova vai juntar surfistas de diferentes países e gerações nas melhores ondas que a costa portuguesa tem para oferecer, visando apurar o melhor tube rider num duelo épico em ondas perfeitas.

Tal como nos anos anteriores, será através da fibra ótica do MEO que a organização irá assegurar qualidade máxima na transmissão em direto da prova no site do evento. A competição será também transmitida na televisão através do canal FUEL TV (posições 160 e 161 do MEO).

[2016-05-20]